quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A Importância dos Best-Sellers



Por Bruna Oliveira
     
     “Ironicamente, quando um livro recebe este rótulo, desencadeia um processo de vendas ainda maior. Independente da qualidade literária, técnica ou didática da obra, o mercado consumidor percebe este tipo de obra como sendo de boa qualidade deduzindo que se o livro vende muito provavelmente deve ser bom.” (Wikipédia, acesso em 19/01/2012)
Segundo o site Wikipédia o Best-Seller é definido pelo volume vendido, assim, se um livro vende muito é best-seller. Diz ainda que esse tipo de livro é considerado “literatura de massa” – mas de que massa???
O público teen, já faz algum tempo, é o alvo preferido das editoras – Senhor dos Anéis, Harry Potter, Crepúsculo, As crônicas de Nárnia, entre outras – em comum todos eles têm o fato de narrarem sagas, ou seja, se você compra o primeiro livro, vai comprar o segundo, o terceiro, e só vai parar quando a editora decidir que está na hora de lançar o próximo. Outro fator importante, sempre presente, quando o público alvo é o teen, é o fator fantástico – por que narra a história de gente como a gente, quando podemos narrar às histórias de elfos, duendes, bruxos e, o sucesso do momento, vampiros?
Mas, qual a importância “DESTA LITERATURA”???
Resposta muito simples – AS PESSOAS ESTÃO LENDO.
E agora os mais radicais podem dizer – mas eles estão lendo PORCARIA (e que fique claro, aqui, que eu não compartilho desta ideia, inclusive, sou fã da Bella, personagem da Saga Crepúsculo) – E então eu direi, que ler Crepúsculo em um país como o Brasil, que tem 14 milhões de analfabetos (número oficial), e onde 3 a cada 4 brasileiros não vão à biblioteca, é uma verdadeira glória.
O fato é que o jovenzinho decide ler Crepúsculo porque assistiu ao primeiro  filme e quer saber antes que o último filme chegue aos cinemas se o Edward vai ou não morder a Bella, então esse jovenzinho faz com que seus pais comprem os quatro livros (mesmo já tendo assistido ao primeiro filme, pois, afinal de contas, não fica tão bonito na estante se estiver faltando o primeiro). Esse jovenzinho vai ler os quatro livros da saga, e quando a saga terminar, antes que a editora lance a próxima saga, ele vai, acredite ou não, sentir falta da leitura e, uma vez ou outra, ao invés de ler mais uma vez o quatro livros, esse jovenzinho vai, desta vez, ler algo a que se pode, de fato, chamar Literatura. Digo isto porque minha irmã após ler a Saga Crepúsculo está agora lendo Edgar Allan Poe, e porque vi um vídeo de um jovenzinho que dizia que após ler todos os livros da Saga Harry Potter, decidiu conhecer a biblioteca dos pais e leu Alice no País das Maravilhas, de Charles Lutwidge Dodgson.
Assim, dos males o menor: Você pode começar lendo Crepúsculo e terminar lendo Ernest Hemingway...
        Difícil mesmo é começar ouvindo “Créu” e terminar ouvindo Chico Buarque.
VIVA A LITERATURA DE MASSA!

Fontes:
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,ibge-brasil-ainda-tem-141-milhoes-de-analfabetos,606738,0.htm ( acesso em 19/01/2012)
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI5175-15153,00.html (acesso em 19/01/2012)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bestseller (acesso em 19/01/2012)

6 comentários:

  1. to seguindo também

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Kkk" Amei Bru, Muito Boa! ; )
    È verdade, e a você Rilka, meus parabéns. ^^

    ResponderExcluir
  3. Vc é muito polida, escreve muito bem, exerce bem esse papel de blogueira.
    Parabéns!

    P.S.: escrevi o texto, mas to com vergonha kkkk'

    ResponderExcluir
  4. Manda o texto pro meu e-mail, pra eu poder ler.
    Fique sem vergonha, Káren.^^

    ResponderExcluir