quarta-feira, 7 de março de 2012

                By Bruna Oliveira
       Antes de mais nada queremos nos desculpar pelo espaço de tempo entre o nosso último post  e este, às vezes a vida nos pede um tempo, e tudo o que podemos fazer é dar esse tempo de presente a ela - O tempo é a chave de tudo, respeitem-no!!!
       Ensaio Sobre a Cegueira é um romance de José Saramago (1922-2010) publicado em 1995. O romance conta a historia de uma país inteiro contagiado por uma epidemia de cegueira branca. A situação limite aos poucos começa a revelar os instintos mais primitivos do ser humano. 
       Saramago, que ganhou o Nobel de Literatura em 1998, disse o seguinte sobre o livro: "Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."    
       Apesar de sempre resistir a não ceder os direitos autorias de suas obras para o cinema em 2008 foi lançada a adaptação de Ensaio Sobre a Cegueira e Saramago disse que "agora conhecia a cara de suas personagens".
         
        Eu poderia fazer um extenso resumo da obra, mas prefiro que vocês fiquem com curiosidade, procurem pelo livro, leiam e comentem aqui.

Fontes:

Um comentário:

  1. Já li esse livro, confesso que quando li não gostei. Geralmemte pessoas de 13 anos não vai gostar desse tipo de livro. Mas agora acredito que sim na maior idade. Beijos bom blog. poste mais :}

    http://thingsofcandy.blogspot.com/

    ResponderExcluir